quarta-feira, 23 de julho de 2014

Depois de dois anos e meio, o Concordia parte para a sua viagem final

Hoje foi um dia de alívio para a Costa Cruzeiros, para as empresas de resgate e para os moradores da ilha de Giglio, na Itália. Finalmente o navio Costa Concordia deixou o local do acidente que aconteceu em janeiro de 2012, deixando 32 mortos.
O grande cruzeiro foi levantado das pedras de granito, colocado na vertical e, como o uso de 30 flutuadores, erguido até ficar com 18 metros em baixo da água. Esse trabalho, o maior resgate marítimo da história, levou dois anos e meio, custando para o grupo Carnival, para a Costa e suas seguradoras um valor de aproximadamente dois bilhões de dólares. 

Hoje pela manhã o navio fez sua última viagem.
Reprodução: G1. Foto: Gregorio Borgia/AP
A partida do navio foi comemorada com as buzinas das embarcações e com aplausos de quem assistia à saída. Da pequena ilha de Giglio o navio partiu, a 2 nós,  para Gênova rebocado e escoltado por 15 embarcações, responsáveis, inclusive, por monitorar a água do mar para prevenir danos ambientais causados por um possível vazamento. Ao chegar no estaleiro - daqui a quatro dias - a grande embarcação será completamente desmontada, trabalho que, devido ao tamanho do navio, deverá demorar dois anos. 
Como o Concordia está navegando, o site Marine Traffic colocou o navio no mapa com as suas "novas dimensões" devido às caixas flutuadoras e à grande parte submersa. O navio está com 62 metros de largura e 18 de calado. O deslocamento do navio em tempo real e de todas as embarcações que estão o acompanhando pode ser visto através deste link, bastando mover o mapa para o noroeste da Itália.
Gênova será o último porto de escala da história do Concordia, uma carreira que começou em 2006 e acabou em tragédia. Essa cidade, inclusive, foi onde o recém-construído navio foi registrado.

Copyrigh© all rights reserved. Imagens e Textos com direitos reservados. Rodrigo Guerra.
Imagem do site http://g1.globo.com/ todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário