quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Perguntas e Respostas - RG Cruzeiros #1

Nesta série que começa hoje, várias dúvidas comuns e enviadas por leitores serão respondidas para ajudar principalmente os marinheiros de primeira viagem que tenham dúvidas sobre cruzeiros, já que tudo é novidade. Nesta primeira edição vou responder a 3 perguntas e periodicamente mais FAQs serão adicionados com novas dúvidas.

Para mandar suas dúvidas pros próximos FAQs, mande um e-mail para rgcruzeiros@gmail.com ou clique aqui.

Sobre cabines: como são; qual a melhor localização; ainda existem classes como no Titanic; e se eu ficar insatisfeito com ela, o que fazer?

As cabines nos navios são divididas em diversas (até dezenas) de categorias, sendo basicamente Internas, Externas, Externas com Varanda e Suítes.
As cabines internas são as mais baratas disponíveis e costumam ter por volta de 12m². Elas ficam no meio do navio e não possuem vista para o mar, tendo um espelho no lugar de uma janela ou uma cortina para dar impressão de que tem uma. Por dar uma sensação desagradável de estar preso entre quatro paredes, essas cabines são preferência nos cruzeiros mais curtos, de 3 ou 4 noites, já que quem embarca nessas viagens vai passar menos tempo na cabine e prefere economizar o dinheiro que iria gastar com um upgrade.
As cabines externas dão uma sensação muito maior de estar a bordo de um navio. Poder acordar, abrir sua cortina, deixar o sol entrar e poder ver como está o dia lá fora é incomparavelmente melhor que acordar em uma cabine interna. Além dessa enorme vantagem, as cabines externas são consideravelmente maiores que as internas (em média medem  15m²), o que possibilita um conforto maior e mais espaço para bagagens.
Um problema que pode acontecer nas cabines internas e é facilmente evitado nas externas é acordar de manhã, ver o quarto totalmente escuro e voltar a dormir pensando que é de noite ainda. Não é difícil perder uma manhã inteira dormindo até se dar conta de que aquela escuridão é porque não tem por onde entrar luz e, enquanto você dormia, inúmeras atividades estavam acontecendo nos outros andares do navio.
Cabines externas com varanda são umas das mais desejadas. Por isso as companhias cada vez mais investem nelas, construindo navios com mais de 85% das cabines ou até todas, no caso de navios de alto luxo, com uma sacada privada.  Essa categoria oferece ainda mais espaço (20m²) e costuma ter uma decoração mais sofisticada que as anteriores, que costumam ser bem parecidas. As varandas podem ser uma opção muito boa para quem gosta de fazer as refeições na cabine, muito melhor que ficar em um ambiente pequeno e fechado.
O que acontece em comum nessas cabines (nos navios intermediários) é que são pequenas mas o aproveitamento de espaço é excelente, com diversas  gavetas e porta objetos, o que permite uma boa acomodação das bagagens.
Cabine no Norwegian Epic com  banheiro separado
Imagem: ncl.com
As suítes são o que um navio tem de melhor - e mais caro - para oferecer. Algumas chegam a  ser duplex e passar dos 100m². Os luxos vão de cardápio de travesseiro a mordomo 24h por dia. Elas costumam ficar nos andares mais altos e na parte da frente ou de trás do navio, dando as melhores vistas para seus hóspedes. Não é porque são chamadas de suítes e as outras não que essas são as únicas com banheiro! Todas as cabines possuem um banheiro e algumas companhias até criam dois espaços separados para permitir o uso por mais de uma pessoa ao mesmo tempo.
Vale lembrar que estou falando de navios chamados "Standard", que são navios médios (3,5 ou 4 estrelas) que fazem cruzeiros mais acessíveis. Se for viajar em um navio de luxo, as cabines são muito maiores e os confortos das melhores suítes desses "populares" são encontradas nas mais baratas dos navios "top".

A Melhor licalização: As cabines nos decks mais altos são mais valorizadas, custando mais caro, mas essas são as que balançam mais quando o mar está agitado. Cabines com vista para a frente e atrás do navio oferecem vistas espetaculares, mas também são mais instáveis. O ideal é pegar justamente o oposto: cabines no meio do navio nos andares mais baixos; a desvantagem é que elas costumam não ter varanda. Isso foi inclusive citado como uma das medidas para evitar enjoo nos navios, nesta publicação.


As classes adotadas nos transatlânticos, como o Titanic, foram abolidas há um bom tempo, então quando está a bordo do você não sabe em que categoria de cabine cada um está. O que existe hoje é uma área separada em alguns navios como na MSC (Yacht Club) e Norwegian (The Haven), que são áreas com cabines luxuosas, restaurante exclusivo, acesso preferencial ao spa, entre outros. Os passageiros que pagarem por cabines dessas categorias, claro, terão acesso a todas as estruturas oferecidas, mas os demais passageiros não podem entrar nessas áreas.

Caso fique insatisfeito com sua cabine por barulho ou defeito em alguma coisa nela, procure a recepção que eles podem fazer a troca de cabine, caso tenha uma disponível. 

Qual o tipo de roupa usada diariamente nos cruzeiros pelo Brasil?

A bordo das companhias mais populares, como MSC, Royal Caribbean, Costa e Pullmantur, o clima a bordo é bastante informal. Os passageiros andam pelo navio com roupas leves e calçados confortáveis (ideais para poder andar as dezenas de quilômetros dentro dos grandes navios). Além disso para o dia a dia, é bom levar algumas mais arrumadas para os jantares e roupa formal se desejar participar do(s) jantar(es) de gala. Caso não tenha interesse, é só ir para um restaurante informal.
A bordo existe lavanderia para quem quiser pagar pela lavagem das suas roupas. Esse processo costuma ser bem caro e é pago por peça.
Se sua viagem for a bordo de um navio Premium ou de Luxo, como a bordo de navios da Azamara, Seabourn e Oceania, é bom levar roupas mais arrumadas para passar o dia, já que a bordo a atmosfera exige esse clima mais formal.

Eu tenho que desembarcar em todos os portos da viagem?

De jeito nenhum, os cruzeiros são viagens muito liberais. A bordo dos navios você pode fazer a viagem como quiser: pode não fazer nada, como ficar na sua cabine do dia do embarque ao desembarque, ou fazer tudo o que conseguir, aproveitando todas as festas e atrações a bordo e não dormir uma noite sequer. Quando o navio chega aos seus destinos de viagem, grande parte das pessoas desembarca e outras permanecem a bordo, sendo  as melhores horas para quem gosta de tranquilidade ou quer filmar o navio quase vazio.
É importante observar que quanto maior o navio, uma parcela maior de passageiros permanece a bordo, já que quanto maior o navio, a viagem é mais focada na embarcação em si do que no roteiro. Nos navios boutique e pequenos, praticamente todos os passageiros desembarcam.

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