terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Como escolher e reservar um cruzeiro?

Está pensando em fazer um cruzeiro mas não sabe por onde começar e o que deve ser feito para marcar o seu próximo destino de férias? Este guia do RG Cruzeiros vai te ajudar a reservar a sua viagem embarcando no Brasil e mostrar o passo a passo até o embarque!

Porto de embarque
Para começar a planejar a sua viagem é preciso, antes de tudo, escolher seus destinos, duração da viagem e o navio. No Brasil os dois principais portos de embarque são Santos, em primeiro lugar, seguido por Rio de Janeiro. Para quem já mora nessas cidades o deslocamento até o porto é muito mais simples, mas para quem é de fora e vai precisar de transporte aéreo existe uma grande diferença entre as duas: Santos é uma cidade litorânea do estado de São Paulo onde não existe um aeroporto para desembarcar, por isso é preciso ir para Congonhas ou Guarulhos (o maior dos dois) e de lá pegar um transfer até o porto. A viagem dura em média 1h30 e custa por volta de R$100,00 ida e volta, por pessoa. A compra desse transfer pode ser feita online pelo próprio passageiro no site de empresas que ofereçam o serviço ou com a agência de viagens e é importante prestar atenção se elas levam até o navio da sua companhia de cruzeiros, na reserva será pedido o dia de embarque e o nome da embarcação, já que as malas vão direto do ônibus para o navio.
Avião pousando no Rio de Janeiro
Já para quem embarca no Rio de Janeiro o processo é muito mais simples: Basta pegar um voo até o aeroporto Santos Dumont e já estará do lado do porto, vendo seu navio ancorado quando estiver se aproximando do pouso. De táxi, bastam 10 minutos para estar no terminal de cruzeiros, algo que é muito bom para evitar chegar cansado no navio por causa da viagem até ele.
Mas nem tudo é tão bom assim para quem embarca no Rio: A desvantagem é que as companhias não apostam muito na cidade como porto de embarque, consequentemente a oferta de navios é pequena e os maiores e melhores navios sempre estão em Santos.

Destinos, navio e duração da viagem
Escolher uma rota com embarque no Brasil é algo bastante simples, bastando definir a duração do cruzeiro para ter o leque de opções reduzido a poucos roteiros diferentes:
Mini Cruzeiros - Os populares mini cruzeiros são excelentes para quem quer uma viagem curta caso não tenha tempo - ou dinheiro - disponível para fazer uma viagem longa ou queira apenas fazer um teste para saber se gosta da proposta dos cruzeiros e não enjoa. Com duração de 3 ou 4 noites, os destinos são Ilhabela, Búzios, Ilha Grande, Angra dos Reis, Itajaí, Cabo Frio ou Porto Belo, variando de uma companhia pra outra, mas os trajetos preferidos costumam incluir Búzios. O preço é o grande atrativo já que agora (mesmo com o dólar em alta), essas viagens custam em média mil reais por pessoa.
Cruzeiros de uma semana - Para essas viagens de 6 a 8 noites existem duas opções: nordeste brasileiro ou Rio da Prata. A primeira vai até Salvador passando por Ilhéus e alguns dos portos dos mini cruzeiros; e a segunda passa por Punta del Este, Buenos Aires e Montevidéu, parando em Porto Belo em algumas companhias. São viagens mais caras mas que oferecem o tempo ideal para conhecer o navio e aproveitar a viagem, já que nos "minis" o tempo é muito limitado. 
Para escolher a companhia e o  navio ideal para seu estilo de viagem clique neste link e saiba mais sobre todos os navios que estão navegando no Brasil além outras rotas diferentes das tradicionais que estão sendo mostradas aqui.

Reserva
As principais companhias de cruzeiro no Brasil possuem nos seus sites a opção de escolher e comprar o cruzeiro sem a necessidade de um agente de viagens, como se estivesse comprando uma passagem aérea pela internet. Apesar disso o mais aconselhável, principalmente caso não tenha experiência em cruzeiros, é fazer a reserva em uma agência de viagens que vai ajudar tanto a escolher a melhor opção, tirar dúvidas antes da viagem e informar caso haja alguma alteração no cruzeiro, quanto conseguir descontos e até upgrade de cabine. Para saber mais sobre as cabines e escolher a ideal para a sua viagem, leia o primeiro FAQ do RG Cruzeiros respondendo perguntas sobre elas neste link.
Para conseguir os melhores preços e parcelamentos é importante fazer a reserva com grande antecedência (um ano, por exemplo) e ficar de olho em promoções de passageiro grátis na mesma cabine, desconto em pacotes de bebidas ou crédito a bordo. 
Algo interessante é que assim como comprar com muita antecedência é vantajoso, comprar bem perto da data da viagem pode trazer bons descontos, já que a companhia tem interesse em ocupar as últimas cabines disponíveis. Ao olhar o preço final é importante ver se no preço do cruzeiro estão inclusas todas as taxas da viagem.
Para cruzeiros nacionais e pela Argentina e Uruguai não é preciso passaporte (já que estes países fazem parte do Mercosul), sendo necessária apenas a identidade com uma foto recente.
Comprado o cruzeiro é importante garantir logo, caso necessário, a passagem aérea e o transfer para não ficar sem vagas disponíveis na data da viagem.
É bom durante a reserva do cruzeiro também comprar pacotes de bebidas e excursões, caso queira, já que a bordo é mais caro para adquirir esses serviços.

Depois da reserva
Após concluir a reserva com o pagamento do cruzeiro, o próximo passo é receber o voucher, que será usado para o embarque, e as etiquetas para colocar nas malas; eles vão ser impressos em casa, caso a reserva tenha sido pela internet, ou a agência de viagens fará isso. É importante dizer que eles só são entregues perto da data de embarque.

Embarque
Chegado o dia do embarque, confira se está levando seus documentos e objetos pessoais assim como o voucher. Ao chegar no porto as suas malas serão enviadas direto para o navio até a porta da sua cabine. Cada passageiro recebe um formulário que deve ser preenchido com informações pessoais e sobre o estado de saúde da pessoa quanto a gripe ou doenças recentes, podendo comparecer ao centro médico depois do embarque, já que isso é muito importante para evitar a contaminação de várias pessoas a bordo, algo capaz de destruir a reputação de um navio. O processo de check-in pode ser bastante demorado caso no porto tenha vários navios embarcando simultaneamente mas os passageiros recebem senhas e são chamados pelos números delas, o que torna o processo mais organizado. 
Ônibus levam passageiros para navios atracados longe
do terminal, em Santos
No balcão do terminal os passageiros são fotografados para a segurança interna do navio e recebem o cartão que funcionará para fazer compras a bordo, desembarcar e embarcar, abrir a cabine e também será sua identidade durante toda a viagem. As compras feitas no navio podem ser pagas no fim da viagem com o cartão de crédito registrado no embarque ou com dinheiro.
É importante levar uma sacola de mão com uma muda de roupas e remédios de uso pessoal já que as malas podem demorar um pouco até chegar à cabine e caso queira tomar banho ao chegar nela, já vai poder.
Depois de concluído o check-in, os grupos de passageiros são chamados para embarcar. No porto o seu navio pode estar na frente do terminal - bastando ir andando até a escada de embarque - ou um pouco mais distante - precisando pegar um ônibus do porto até ele. Na frente do terminal a preferência (caso caiba) é do maior navio que esteja no porto.
Depois disso é só embarcar no navio e aproveitar a viagem!

Copyrigh© all rights reserved. Imagens e Textos com direitos reservados. Rodrigo Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário